Por nossos mortos toda uma vida de luta!

A Bahia perde um grande lutador do povo, Peu da CUT.

today30 de julho de 2018

 

Pedro Barbosa, Peu da CUT, como se chamava e assinava os seus textos, era pra nós um grande exemplo. Por sua capacidade de simplicidade, de dedicação, de buscar conhecer a realidade e, a maior de todas, pelo desejo de estar em constante movimento. Peu sempre demonstrou muita energia para se colocar em luta pelas causas do nosso povo. Sempre questionando, crítico, se mobilizando da forma que encontrava.

Em tempos de golpe e conservadorismo, de confusão e reorganização dentro da esquerda, Peu teve a clareza política da necessidade de refundar os organismos de base do seu Partido, o PT. Ele foi uma liderança no processo de construção do seu núcleo territorial (a zonal) dentro do PT. A 9ª Zonal, em Itapagipe. Além de liderança histórica do Movimento Negro. Isso sem falar na sua capacidade de, aproveitando o seu tempo como aposentado, se engajar em diversas iniciativas. Assumia as tarefas na CUT, estando sempre presente nas ações dessa importante Central. Sem falar nas ações do seu sindicato – o SINDIPETRO-BA. Na qual ele foi grande apoiador e parte protagonista do processo de formação de novos e jovens lutadores sindicalistas. Que certamente darão continuidade ao exemplo de luta de nosso querido Peu.

O povo baiano perdeu hoje, dia 30 de Julho de 2018, um grande exemplo de Lutador. Um militante incansável. A nossa memória de resistência e a nossa constelação de líderes populares ganha um novo nome. Ao lado dos revoltosos de Búzios, de Maria Felipa e Maria Quitéria, dos nossos lutadores patriotas do 2 de Julho e do nosso negro baiano Carlos Marighella, vai se encontrar Peu da CUT. Nos deixa em vida, mas se eterniza em nossa memória. Expressamos os nossos profundos sentimentos.

Peu Presente! Hoje e Sempre!